domingo, 25 de outubro de 2009

SOS Cagarro resgate e libertação com os alunos da escola da Vila

As várias campanhas de divulgação do projecto SOS Cagarro que tinham sido feitas quer aos alunos da escola da vila como à restante população na Santa Casa da Misericórdia estão a dar frutos. A adesão tem sido em massa e a lista de agradecimentos cresce a cada dia que passa. Miúdos e graúdos, todos têm participado nas acções diárias de resgate.

E para mantermos a população envolvida no projecto, na sexta-feira passada, organizámos uma sessão de resgate de cagarros com os alunos da escola da vila. No total tivemos uma adesão de 15 crianças e 7 adultos. Todos muito entusiasmados e prontos para percorrer todas as ruas e cantos da vila no intuito de salvar os nossos amigos juvenis de cagarro. Passada toda a vila a pente fino, os 3 grupos que tínhamos formado inicialmente voltaram a reunir-se no centro da vila para fazer a contagem de cagarros que tínhamos resgatado. Com toda a gente um pouco cansada (se bem que os mais pequenos nunca se cansam) estava na hora do recolher e de deixar a promessa de no dia seguinte irmos fazer a libertação todos em conjunto.

Sábado de manhã lá iniciámos o nosso dia, comonos espera serem todos os dias do próximo mês, com a marcação de todos os cagarros capturados. À uma da tarde, tal como tinha ficado combinado com a miudagem no dia anterior, pegámos nos cagarros que tínhamos resgatado e metemo-nos a caminho do Porto da Casa. O tempo estava bom. Sem chuva e ventos fortes, estava ideal para uma pequena aula de anilhagem e marcação de aves. Marcámos todos os 49 cagarros e um a um lá os tirámos das caixas para os meter no paradão do porto, sítio que parece ser a pista perfeita para a descolagem dos juvenis.

A euforia era geral a cada cagarro que abria as asas e se fazia ao mar. E com o voo do último cagarro lá nos despedimos de todas as crianças que prontamente nos fizeram saber o seu interesse em participar nas acções de resgate regularmente. Já temos mesmo uma verdadeira equipa de pequenos grandes resgatadores de cagarros.

O telefone não pára e as entregas de cagarros aqui em casa também não. Já ultrapassámos largamente a centena de cagarros resgatados e marcados aqui na vila.

Nuno

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Campanha SOS Cagarro a poupar


Com a apresentação da Campanha SOS Cagarro realizada hoje aos miúdos do segundo ciclo da escola da Vila do Corvo concluimos todas as 5 sessões de esclarecimento que tinhamos programadas. Nas duas sessões realizadas nas Flores apesar de serem convidadas todas as pessoas tivemos um público representado na sua maioria pelas entidades oficias. O primeiro Cagarro encontrado lá foi na noite do Domingo na estrada que vai a Vila de Ponta Delgada.

No Corvo as sessões realizadas aos miúdos tiveram logo um grande sucesso, já que pelo menos três dos alunos decidiram por conta propia fazer uma patrulha e vieram logo a bater a porta de casa para nos indicar onde os Cagarros tinham caido. Já que quatro olhos vem mais do que dois e sobretudo os destes meninos que ficaram mesmo entusiasmados com a história do Cagarro aproveitaremos para fazer uma patrulha com eles todos na Sexta feira.

Ainda ontem a noite fizemos mais uma sessão para todas as pessoas da Vila na Santa Casa da Misericórdia a que acudiram quase trinta pessoas e já deu fruto, já que temos recebido montes de chamadas. O primeiro foi encontrado na noite do sábado, uns 60 já foram encontrados na Vila e libertados ao mar pelas pessoas só em duas noites e mais de três duzias deles já foram anilhados.

E com a chegada do Nuno já somos três na casa do Corvo, ele vai formar parte da equipa durante dois anos!.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

De volta ao Corvo


Olá seguidores e simpatizantes deste blog,
Estou de volta à ilha do Corvo depois de várias viagens de avião, barco, escalas, descalçar botas do campo, enfrentar o frio Londrino, transportar sangues de Puffinus, campanha SOS Cagarro, etc etc... Uma grande odisseia e tudo em prol deste afamado projecto:)

A vila do Corvo depois do atribulado período de eleições e apesar das constantes obras parece ter retomado o seu estilo de vida calmo e tranquilo. E é bom estar de volta, depois do fim de semana agitado em Londres. Confesso que a cidade é bonita e tem muito para oferecer mas demasiado stressante para mim, ali o consumo e o dinheiro parecem condicionar quase todo o estilo de vida. De facto, e ainda mais, depois de vir quase directamente do Corvo, apercebi-me de como uma grande cidade nos mantém alienados do mundo natural e do respeito e convivência com as outras espécies. Enfim desculpem este aparte.....

De qualquer forma não me posso queixar, tive a sorte de ir ao Lodge do RSPB que realmente faz jus à sua fama. É um local de trabalho lindíssimo, afastado de Londres e no meio de um parque natural que nesta altura estava vestido com as cores de Outono. Vale a pena visitar. Eu, inclusive, gostaria de lá voltar com mais tempo para visitar o lodge, porque infelizmente passei os dias agarrada ao computador e a modelos matemáticos dos dados recolhidos desde Abril.
Entretanto tivemos nas Flores para a campanha SOS Cagarro, e apesar da pouca audiência correu bem. Um dos momentos altos foi a viagem para as Flores, no barco Santa Iria, onde tivemos o privilégio de navegar com os golfinhos a acompanharem-nos na proa do barco. Incrível!

Na próxima semana iremos fazer a campanha aqui no Corvo, para a população e na escola para os mais novos, e colocaremos aqui algumas fotos.
Além disso ainda há trabalho de campo para fazer com os tracking tunnels, que, apesar da chuva, já está quase concluído, graças aos esforços da Sandra :)

Retomámos também as sementeiras na horta e aguardamos por cebolas, cenouras, alfaces e couves. Os tomateiros apesar do terrível ataque de formigas ainda continuam a dar tomates! A estufa das endémicas apesar da chuva e vento intenso ainda se mantém de pé, mas as Urzes e Faias tardam em aparecer, o que é normal considerando que são árvores de crescimento muito lento, em Janeiro, já deverão começar a germinar.

Um grande bem haja da ilha ilhéu concelho com nome de ave:)
Ana Henriques

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Notícias do Corvo

O mau tempo que fez no Corvo durante as duas últimas semanas condicionou muito o nosso trabalho, ja que algumas das actividades não se podem realizar com chuva. De qualquer forma com um pouco de esforço e aproveitando os bocadinhos de sol temos conseguido:

Realizar a última visita aos ninhos de Cagarro antes dos juvenis iniciarem os seus primeiros voos para começar a sua migração. Um total de 76 ninhos dos 168 que tiveram ovo desde o passado Maio continuam ocupados. Nesta última visita aproveitou-se também para anilhar os juvenis e realizar algumas zaragatoas, uma vez que a SPEA colabora no Programa de Vigilância da Gripe Aviária em Aves Selvagens através dum protocolo com a Direcção Regional de Veterinária.



Continuar com a iscagem dos tracking tunnels. Embora os resultados ainda não foram analisados, aparentemente nesta altura a presença de ratos parace ser maior do que na amostragem anterior realizada no passado mês de Abril.

Preparar uma apresentação para a Campanha SOS Cagarro 2009 e até um conto para os miúdos da escola para participar na Campanha SOS Cagarro 2009 nas Flores e no Corvo. Amanhã a tarde estaremos nas Lajes das Flores para iniciar a primeira sessão e dar assim ao nosso contributo a esta boa causa.
E bemvindo o Outono ao Corvo!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olá,
temos andado desaparecidos da Blogosfera, mas não por o projecto ter parado. Nos últimos dias a equipa dividiu-se e temos estado separados a fazer coisas diferentes. Eu vim para Lisboa para finalizar o relatório para a Comissão Europeia, pois é aqui que temos centralizados os meios de apoio contabilístico e as papeladas oficiais do projecto, para além da ajuda preciosa e indispensável de vários colegas do escritório, sem os quais o relatório não teria corrido tão bem.....enfim.... relatório entregue e agora estamos livres para nos dedicarmos às acções do projecto.
A Sandra continua no Corvo a assegurar as várias acções, desde os Pit-fall para os insectos, até à monitorização do corte de Salgueiros, às acções com a escola, ao seguimento dos Cagarros e ainda mais recolha de sementes de outras espécies de plantas, etc...tem estado muito ocupada e a preparar-se para a saída dos Cagarros dos ninhos que deve estar para breve e que vai de certeza dar muito trabalho pelo número de aves que vai ser preciso acolher e anilhar.
A Ana Catarina foi a Inglaterra a convirte do nosso parceiro RSPB para iniciar o tratamento final dos dados desta época de campo com os Cagarros. Estamos ansiosos por saber novidades e por ter na mão os resultados finais.
E assim, depois de tanto tempo juntos e de já termos a nossa rotina foi necessário separarmo-nos e dedicarmo-nos cada um a sua coisa para adiantar trabalho. É sempre chato e, eu pessoalmente prefiro quando a equipa está junta e não quando anda cada um na sua parte do mundo. É melhor pelo trabalho e também mais divertido....Em breve nos voltaremos a juntar. Entretanto estamos a preparar um aumento da equipa e mal se resolvam alguns detalhes burocráticos devemos conseguir ter mais um elemento connosco para nos dar uma preciosa ajuda durante o Inverno.
E por falar em Inverno...parece que está a chegar...tem chovido todos os dias desde há duas semanas... aqueles dias de sol até às 9 da noite que nos permitiam umas horinhas de praia ao fim do dia parece que já acabaram....para o ano há mais.
Até breve