segunda-feira, 28 de março de 2011

IV Sessão de Esclarecimento do Projecto

A IV Sessão de esclarecimento do projecto foi realizada no passado dia 22 de Março e contou com 10% da população corvina. Na qual, aproveitamos para apresentar um vídeo sobre a construção da vedação anti-predadores, que vai ser construída na Reserva Biológica, assim como demos oportunidade aos presentes para esclarecer dúvidas.
Para apelar à atenção dos mais jovens realizamos o concurso “Quem quer ser Milionário?” com perguntas sobre o Projecto, com as crianças da Escola Mouzinho da Silveira, como concorrentes.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia da Árvore



No passado dia 21 de Março de 2011 comemoramos o dia da árvore.
Conseguimos juntar cerca de 70 pessoas para começar as plantações de endémicas na Reserva Biológica do Corvo.
Para além dos curiosos, elementos da SPEA, elementos da Câmara Municipal do Corvo, e dos alunos da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira também esteve presente o Sr Director Regional dos Assuntos do Mar.


Os participantes tiveram a possibilidade de plantar 170 espécies endémicas. Muitas destas plantas foram produzidas pelos alunos na estufa do projecto.
Esta acção foi integrada nas reuniões da comissão executiva do projecto que decorreu até dia 22 de Março.


Os trabalhos têm-se desenvolvido a um bom ritmo e com bons resultados. Prova disso é o documentário realizado pelo José Serra da RTP Açores. Podem ver o vídeo AQUI.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ilhas Santuário cada vez mais tecnológico

Já temos online o webmap do projecto.
Para visualizar carregue AQUI (ID/password: spea/spea)

Este serviço ainda em construção será dinâmico. Todas as semanas serão incorporadas novas informações relativamente a:
- localização das amostragens de roedores
- localização dos ninhos que são monitorizados
- locais com maior densidade de mamíferos introduzidos
- localização de plantação de espécies endémicas

Ainda este ano serão disponibilizados os mapas das principais manchas de vegetação de invasora da ilha do Corvo.
O ilhéu de Vila Franca do Campo não foi esquecido e websig dessa área estará disponível brevemente.

Alguma sugestão ou comentário deverá ser submetido para carlos.silva@spea.pt

quinta-feira, 17 de março de 2011

Completamos um ano do estudo sobre a abundância de roedores

No passado mês de Fevereiro, finalizamos a monitorização anual de roedores, para conhecer a sua abundância mensal, em quatro áreas de estudo a baixa. Através da técnica “captura-recaptura” de indivíduos, conseguimos obter informação sobre os meses de maior índice de abundância, variações sazonais e as suas áreas vitais.

Os resultados indicam que a densidade de roedores na Ilha do Corvo poderá ser influenciada pela variável altitude, de um modo geral, as maiores densidades foram obtidas nas áreas de baixa altitude. O mês que apresentou os maiores índices de abundância em todas as áreas e para as duas espécies capturadas, rato-caseiro Mus musculus e ratazana Rattus rattus foi Novembro.

Com base nestes primeiros resultados, em 2011 temos como objectivo a captura nos diferentes habitats da ilha, durante a estação de Outono e príncipio do Inverno, tentando obter deste modo, uma amostragem das variações mais acentuadas.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Plantação no Ilhéu de Vila Franca do Campo

No ilhéu de Vila Franca do Campo os trabalhos continuam...
Nos últimos dias foram plantadas cerca de 3440 árvores (1760 Faias-da-terra e 1680 Urzes). As árvores plantadas já perfazem um total de 7950 pés.

Este ano vamos contribuir para um ano mais verde. Plante uma árvore.

Ano 2011 - Ano Internacional das Florestas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Habitat preferido do Cagarro

Eva Immler, aluna de mestrado da Universidade de Ciências Aplicadas Van Hall Larenstein, testou tentativas inovadoras de mapeamento das falésias do Corvo com vista a caracterizar o habitat favorito da nossa Ave do Ano de 2011 - O CAGARRO. O método utilizado pela investigadora caracterizou-se pela captura de imagens e processadas em Sistemas de Informação Geográfica.


O novo sistema inovador foi testado em Abril de 2010 e hoje já obtemos os primeiros resultados apurados pela investigadora.
O habitat preferido pelo Cagarro para nidificação são: áreas de inclinação muito pronunciada com vegetação rasteira vestigial, em zonas de falésia fragmentada e de solo ligeiro.
Esperemos que, num futuro próximo, esta tentativa seja alargada a toda a ilha do Corvo e que nos ajude a modelar critérios de selecção de habitat para a nossa Ave do Ano.

O seu trabalho pode ser consultado aqui (versão inglesa).

Obrigado Eva