segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dez Estapagados devolvidos

Durante esta fase do ano as crias de Estapagado Puffinus puffinus começam a sair dos ninhos. Durante a noite sentem-se atraídos pela iluminação urbana, o que os leva a cair em terra e principalmente junto de estradas e portos. Como forma de evitar que as aves sejam predadas ou mesmo atropeladas, a nossa equipa faz todas as noites rondas em busca de aves caidas. Temos a agradecer todo o apoio que a comunidade Corvina nos presta.
Contamos já com dez Estapagados devolvidos ao Atlântico e de plena saúde. As rondas continuam e vamos trabalhar para que este seja um ano recorde.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gato visita o ninho "Lua de Mel no Corvo"

No seguimento da predação do primeiro ninho "Lua de Mel no Corvo", novas medidas de segurança foram tomadas. Colocámos uma câmara de detecção de movimentos a filmar a entrada do ninho.
Foram registadas diversas aparições deste gato junto à cria. Felizmente que se decidiu por abandonar a cria, talvez por ser bastante apertado o acesso.
A cada dia que passa a ave ficará maior e as probabilidades de ser predada diminuem.
Esperemos que corra pelo melhor!

video

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

1º Workshop de Empreendedorismo Sustentável

Encontras-te no Corvo ou nas Flores? És inovador? Já pensaste inúmeras vezes, em como, podes utilizar os recursos da tua ilha, para teu próprio benefício? Então estás à espera de quê? Não percas tempo e inscreve-te neste evento, que pretende mostrar-te formas para desenvolver as tuas ideias e se possível transformá-las em oportunidades de negócio, através da utilização sustentada dos recursos naturais e tradicionais da região. Aqui poderás discutir as tuas ideias e aprender com empresários experientes e inovadores.


Passa da Ideia à Acção! Se estiveres interessado, podes inscrever-te enviando um email para tania.pipa@spea.pt ou através do seguinte número de telemóvel 917700989. Limite de inscrições até 35 participantes.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo do comportamento dos gatos com recurso a GPS

Há duas semanas, demos início a mais um estudo que nos permitirá conhecer o território preferencial destes carnívoros, os seus movimentos e a sua interacção com as colónias de Cagarro. O GPS é colocado na coleira do gato e regista a sua posição, num intervalo de tempo determinado.

Os resultados obtidos até ao momento, tem-se revelado muito interessantes, apesar de ser apenas um teste. Na figura seguinte, podemos ver o exemplo do “Fofinho” que percorreu mais de 10 km, em apenas umas horas.

Assim, que possível actualizaremos a informação sobre esta experiência.

Alimentação da cria

Após a predação do primeiro ninho "Lua de Mel no Corvo", a nossa equipa montou o sistema de vigilância noutro ninho. Agora podemos seguir ainda mais de perto esta família de cagarros enfiada num orifício rochoso.
No vídeo que se segue podemos observar o progenitor a alimentar a cria da forma mais natural e expontânea.
Muitos momentos chave do crescimento desta ave irão ser divulgados. Estejam atentos...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mais um cagarro devolvido à Natureza

Hoje foi devolvido mais um cagarro à Natureza. Encontrava-se preso num poço do qual não conseguia sair. Felizmente a comunidade está habituada a trabalhar connosco e fomos prontamente avisados de que se encontrava ali presa a ave. Após o resgate, teve uma noite de descanso na caixa preparada para o programa S.O.S. Cagarro que faz 10 anos de existência, e foi finalmente devolvida hoje cedo ao mar revolto do Corvo.

Chegou a maqueta da Ilha do Corvo

O centro de interpretação ambiental recebeu na passada sexta-feira a maqueta da Ilha. O centro está a ser preparado pelo Parque Natural da Ilha do Corvo e pela SPEA com novos equipamentos para divulgar as maravilhas naturais desta ilha, a maqueta foi a primeira peça a chegar.


Irá possibilitar aos turistas e aos residentes uma visita por toda a ilha, mesmo aos locais mais inacessíveis. Em dias que a meteorologia não permita grandes deslocações, esta nova maqueta será uma grande ferramenta de divulgação.


Aqui podemos ver a equipa que ajudou a carregar e arrumar a maqueta desde o Cais do Porto da Casa até ao centro, após o merecido descanso.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Novo look da nossa estufa


Devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir no interior da estufa durante estes meses de verão, todas as plantas necessitaram de tratamento especial. Foram mondadas, uma a uma, foram também colocadas no exterior para ficarem expostas a temperaturas mais naturais e dispostas em zonas com períodos mais curtos de exposição ao sol.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ninho "Lua de Mel no Corvo" foi predado

Durante a noite de trinta para trinta e um a nossa cria da "Lua de Mel no Corvo" foi predada. Os outros dois ninhos que existiam nestes palheiros também ficaram sem as crias que os ocupavam. Neste período tão crítico do desenvolvimento das crias de cagarro, os predadores dizimam as colónias de aves marinhas.


A imagem acima retrata uma das crias predadas, na entrada do palheiro onde existia o ninho que todos seguiamos na página http://cagarro.spea.pt. Todas as crias foram predadas por um gato doméstico, captado nas imagens da câmara de video-vigilância.


Este acontecimento só comprova a necessidade de darmos continuidade ao nosso projecto "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" - LIFE07 NAT/P/000649, assim como, a conclusão junto dos parceiros do projecto, do melhor plano de controlo de predadores possível.