Um dos passos importante que demos com a vinda deste novo ano foi iniciar a monitorização de 3 populações selvagens de murganhos Mus musculus na Ilha do Corvo.
Neste primeiro ano de monitorizações temos como objectivo obter uma estimativa geral da abundância de murganhos na ilha do Corvo e perceber o modo como varia ao longo do ano, de modo a definir os picos máximos e mínimos anuais de abundância.
Para atingir este objectivo, montámos três grelhas de captura: uma na reserva ecológica do projecto, outra no terreno de baldio de alta altitude, que possivelmente irá ser gentilmente cedido pela comissão de baldios ao nosso projecto, e uma terceira numa zona de baixa altitude não intervencionada pelo projecto.
As primeiras capturas foram animadoras, e os primeiros resultados começam a aparecer.
Para esta parte do projecto continuar pelo bom caminho, esperemos que nos cheguem as armadilhas Sherman para os ratos Rattus rattus e Rattus norvegicus, que há já tanto tempo encomendámos mas que não há maneira de chegarem. Assim que cheguem poderemos estabelecer as grelhas, também para os ratos, de modo a estimar as suas variações de abundância anuais.
Finalmente podemos voltar a dar uso ao nome: "pessoal dos ratos".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário