sábado, 3 de abril de 2010

Levantamento fotográfico das falésias do Corvo

Tal como tínhamos dito anteriormente, um dos nossos objectivos é construir um modelo das falésias da ilha do Corvo que nos permita identificar o tipo de habitat utilizado pelo Cagarro. Na prática o que iremos fazer é o levantamento fotográfico da costa da ilha do Corvo de barco. Em seguida as fotografias irão ser digitalizadas e transformadas em Sistema de Informação Geográfica, permitindo identificar rigorosamente as coordenadas geográficas dos vários tipos de habitat identificados nas fotografias.

Imagem da esquerda: Ilha do Corvo em 3D
Imagem da direita: Exemplo de 2 fotografias já unidas e alinhadas com os limites geográficos da ilha

Na passada Quarta-feira, finalmente tivemos a oportunidade de ir tirar as primeiras fotografias, visto o pouco vento, o bom mar e a ausência de nuvens que se fizeram sentir no Corvo, assim como a disponibilidade do barco para sair para o mar.

Começámos pela costa Oeste da ilha, da qual tirámos 25 fotografias, a cada 100 metros, a uma distância de 300m da costa. Também tirámos algumas fotografias a 100, 200 e 400 metros da costa de forma a testar a melhor distância a que devemos fazer o levantamento fotográfico. Utilizámos 2 câmaras diferentes em dois formatos diferentes. As câmaras foram: a nova Fijnpix Z33 WP (à prova de água) e a Canon Power Shoot A610.

Agora resta-nos esperar por uma próxima semana de bom tempo, para prosseguirmos com este trabalho.


atalog (É como soa «Até logo» para a nossa voluntária Eva)

Eva Immler

3 comentários:

  1. Muito interessante. Poderemos consultar esse SIG online?

    ResponderEliminar
  2. Assim que estiver pronto iremos tentar disponibilizar esta ferramenta no website do projecto.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Fantástico. Depois queremos ver o resultado!continuem.....

    P.S. FC sempre atento!:)

    Nelson

    ResponderEliminar