Caixa rateira com 4 pastilhas de veneno.
Esta actividade irá durar 3 meses, de maneira a testar a eficácia dos protocolos usados e determinar a sua aplicabilidade no terreno, o que será útil na eventualidade de se levar a cabo uma erradicação total dos roedores na ilha, num futuro próximo.
Até agora, realizámos uma sessão de armadilhagem para detectar a presença de roedores nos terrenos seleccionados, com resultados positivos, tanto murganhos (Mus musculus) como ratos (Rattus rattus) foram capturados e libertados novamente nos respectivos terrenos. As caixas rateiras já foram colocadas com veneno nos diversos terrenos e resta-nos agora contar com o bom esforço dos agricultores participantes, que já começaram a dar os primeiros passos nesta acção.
Armadilha Sherman para murganhos e ratos.
Entre brincadeiras de gato e de rato, tivemos de deixar os gatos em stand by e dedicarmo-nos um pouco mais aos ratos, mas finalmente podemos retomar a "caça" aos gatos selvagens e continuar com a campanha de captura, identificação e esterilização dos felinos do Corvo.
Só não entendi porque libertaram novamente os roedores? Talvez num próximo post possam explicar um pouco mais em detalhe a operação. Fica a sugestão.
ResponderEliminarSendo um dos objectivos da acção avaliar qual o melhor método a utilizar numa erradicação, a pré-armadilhagem teve como objectivo levantar a situação de referência da densidade de roedores para que depois se possa comparar com os próximos levantamentos a realizar após a acção. Para determinar o funcionamento dos métodos, achámos necessário diminuir ao mínimo o impacto dos levantamentos no número de roedores. Por outro lado, os métodos de captura-recaptura são mais precisos que os métodos de captura-remoção para calcular índices de abundância ou densidades.
ResponderEliminarEspero ter respondido à questão.
Continuem a seguir-nos e a expor as vossas dúvidas e questões.
Abraços