segunda-feira, 3 de maio de 2010

Brincadeiras de gatos e ratos...

No passado mês de Abril iniciámos uma acção de teste à erradicação de roedores na ilha do Corvo, com a colaboração de vários agricultores da ilha. Esta acção do projecto pretende testar dois protocolos diferentes de erradicação de roedores (ratos e murganhos) em várias áreas da ilha, nomeadamente em terrenos de pastoreio e de cultivo. Para tal, contamos com a participação voluntária de 9 agricultores, cujos terrenos foram seleccionados aleatoriamente, que têm de monitorizar as caixas rateiras e recarregá-las com pastilhas de veneno adequado para erradicar roedores. Deste modo, 4 agricultores têm de monitorizar as rateiras semanalmente, enquanto outros 5 agricultores apenas o fazem a cada 3 semanas. Paralelamente, a equipa SPEA faz a monitorização (controlo) de dois terrenos distintos, um para cada protocolo.

Caixa rateira com 4 pastilhas de veneno.


Esta actividade irá durar 3 meses, de maneira a testar a eficácia dos protocolos usados e determinar a sua aplicabilidade no terreno, o que será útil na eventualidade de se levar a cabo uma erradicação total dos roedores na ilha, num futuro próximo.

Até agora, realizámos uma sessão de armadilhagem para detectar a presença de roedores nos terrenos seleccionados, com resultados positivos, tanto murganhos (Mus musculus) como ratos (Rattus rattus) foram capturados e libertados novamente nos respectivos terrenos. As caixas rateiras já foram colocadas com veneno nos diversos terrenos e resta-nos agora contar com o bom esforço dos agricultores participantes, que já começaram a dar os primeiros passos nesta acção.

Armadilha Sherman para murganhos e ratos.


Entre brincadeiras de gato e de rato, tivemos de deixar os gatos em stand by e dedicarmo-nos um pouco mais aos ratos, mas finalmente podemos retomar a "caça" aos gatos selvagens e continuar com a campanha de captura, identificação e esterilização dos felinos do Corvo.


Felizmente o sol tem-se dignado a aparecer com mais regularidade nestes lados do Atlântico, e até já deu para dar uns mergulhitos e fazer umas belas pescarias... esperemos que continue assim!

2 comentários:

  1. Só não entendi porque libertaram novamente os roedores? Talvez num próximo post possam explicar um pouco mais em detalhe a operação. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Sendo um dos objectivos da acção avaliar qual o melhor método a utilizar numa erradicação, a pré-armadilhagem teve como objectivo levantar a situação de referência da densidade de roedores para que depois se possa comparar com os próximos levantamentos a realizar após a acção. Para determinar o funcionamento dos métodos, achámos necessário diminuir ao mínimo o impacto dos levantamentos no número de roedores. Por outro lado, os métodos de captura-recaptura são mais precisos que os métodos de captura-remoção para calcular índices de abundância ou densidades.

    Espero ter respondido à questão.
    Continuem a seguir-nos e a expor as vossas dúvidas e questões.

    Abraços

    ResponderEliminar