quinta-feira, 24 de junho de 2010

Continuação… O radar


Como vocês observaram a 8 de Junho a repercussão do radar superou todas as nossas expectativas, por isso estou a carregar mais fotos desta acção no blog.


Algumas são as imagens que tanto eu como o Pedro, o coordenador do projecto, vimos nos monitores. Estes recolhiam a quantidade de cagarros que rondavam no perímetro que abarcava o radar. Os pontos amarelos marcam o número de aves, e os azuis a velocidade á que voavam.

O radar foi posto em diferentes localizações dentro da ilha. Em terra decidimos pontos nas falésias, para captar melhor o movimento nocturno de entrada e saída dos cagarros nos ninhos para perceber as possíveis diferenças de hábitos. Por último, levou-se a cabo a captação num barco, ao redor da ilha, conseguindo deste modo a melhor e mais precisa medição da quantidade de cagarros que residem na ilha do Corvo.


O resultado foi todo um êxito, os técnicos e Pedro Geraldes, ficaram satisfeitos da dura tarefa nocturna levada a cabo.


A situação das aves, mais a complexidade das mesmas, aporta a estas acções um passo muito importante. Devemos ter em conta em suma que é a primeira vez que se realiza este tipo de monitorização de aves marinhas em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário