segunda-feira, 29 de novembro de 2010

S.O.S Cagarro

Há menos de 100 anos atrás que era práctica comum a caça de centenas de Cagarros para usos diversos na Ilha do Corvo. Eram tempos difíceis em que a fome obrigava as pessoas a procurar alimentos alternativos, como por exemplo, a erva do calhau e o saramago, uma vez que as tempestades fortes impediam cultivar a terra durante os meses de inverno.
Os Cagarros também foram um suplemento alimentar para alguns corvinos que se viram forçados a conhecer alguns aspectos da biologia da espécie, tais como o conhecimento das datas exactas de postura que permitia a recolha oportuna dos ovos e o período em que as crias tinham menores quantidades de gordura e mais carne comestível. Aprenderam também a extrair o óleo produzido por estas aves, utilizando-o posteriormente para untar ferramentas. Serviam ainda como isca na pesca local.

Sandra

2 comentários:

  1. A ilha do Corvo foi que mais aves salvou em termos per capita. Para este resultado, muito contribuíram o Projecto e os seus aliados, incluindo os mais jovens. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho! Parabéns a todos!

    ResponderEliminar