segunda-feira, 16 de maio de 2011

Variação sazonal da actividade dos gatos em torno das colónias de Cagarro

"Does feral cat activity explain variation in nest survival of Cory’s Shearwaters on Corvo?" é o estudo realizado pela estudante Honor Cowen, no âmbito da sua tese de mestrado na Universidade de Cambridge, Reino Unido, sob a coordenação da Royal Society for the Protection of Birds (RSPB).


Este trabalho analisa os primeiros dados da actividade dos gatos, com recurso a câmaras automáticas e transectos para detectar fezes, em torno das colónias de Cagarro, durante um ciclo reprodutivo. Os resultados preliminares indicam que a metodologia actual, não pode ser usada para explicar as variações observadas no sucesso reproductor. Este obstáculo, poderá ser ultrapassado através da colocação das câmaras durante um período superior a duas semanas, no mesmo local, de modo a obter o modelo que melhor explica a taxa de variação do sucesso reproductor. A versão em pdf, deste estudo está disponível no site oficial do projecto (life-corvo.spea.pt).

Em nome de toda a equipa, do projecto "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" queremos dar o nosso mais sincero agradecimento a todos os voluntários que colaboraram com tenacidade, no processamento de milhares de fotografias, sem os quais este trabalho não teria sido possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário