sexta-feira, 17 de junho de 2011

Olá, meu nome é Michelle e cheguei ao Corvo no passado dia 11 de Junho.

Sou originalmente de Singapore mas estou fazendo mestrado em Ciência da Conservação na Grã-Bretanha. A minha tese tem por objetivo desenvolver um método de monitorização acústica que permita estimar o número de cagarros nidificantes, sendo uma parte deste trabalho realizada na Ilha do Corvo.


Atualmente temos quatro ARUs (unidades de gravação automática) instalados nos Açores, dois no Corvo, um no Ilhéu de Vila Franca do Campo e um na Ilha do Faial. Todas as noites durante os próximos dois meses, o ARU grava as vocalizações dos cagarros a voar ao redor da colónia. Vou usar um programa para analisar as gravações e determinar a frequência (número de vocalizações por noite) de cada ARU.
Os ARUs foram colocados em colónias com diferente densidade de ninhos. Vou ter de contar todos os ninhos num raio de 25 em torno ao ARU para obter o número de casias. Por último, vou determinar se existe uma relação entre a frequência de gravação do ARU e a densidade de ninhos.
Se tudo der certo, haverá uma maior frequência de vocalizações em torno das colónias com maior abundância de cagarros. Esperamos desenvolver este método de monitorização acústica no futuro para obter estimativas precisas sobre as populações de aves marinhas ameaçadas, com áreas de nidificação de difícil acesso ou que apenas voam à noite, o que torna difícil a utilização do censo tradicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário