terça-feira, 15 de setembro de 2009

Monitorização de ninhos de Cagarro

Desde final de Maio têm sido monitorizados semanalmente ninhos de Cagarro. Dos 240 ninhos potenciais incialmente identificados, 180 foram ocupados e em 125 destes foram colocados ovos que foram chocados pelos pais até meados de Julho. Nesta fase cerca de 85% dos casais com ovo teve sucesso e e conseguiram que o seu único ovo anual eclodisse. Desde o nascimento das crias, no entanto, a predação por gatos e ratos tem sido muito elevada e cerca de 50% das crias já foram predadas, restando actualmente apenas 65 crias, quando ainda falta cerca de um mês para os juvenis sairem dos ninhos.

Para monitorizar os ninhos que se localizam em cavidades rochosas ou buracos no solo é necessário utilizar uma lanterna e por vezes desviar ligeiramente os pais, que apenas se encontram no ninho durante a fase de incubação. Uns dias após o nascimento da crias, os progenitores saiem para o mar e apenas regressam a terra de forma irregular durante a noite para alimentar a cria (podendo passar de 3 a 12 dias no mar de cada vez).

Nos ninhos mais compridos e menos acessíveis recorre-se ao uso de um endoscópio com o qual se pode aceder visualmente ao conteúdo do ninho.


Para determinar quais os predadores mais frequentes, em alguns dos ninhos foram colocadas câmaras de vigilância com sensores de movimento, embora, até ao momento, as crias dos ninhos vigiados se mantenham activas e saudáveis. Estamos com esperança que a maior parte das crias que ainda se encontram vivas sobreviva aos predadores e possam sair para o mar daqui a um mês.

Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário