sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Finalmente, encontrámos Uva da Serra!!!


Hoje a colaboradora da equipa, Julia, percorreu o Caldeirão para procurar Uva da Serra.
A Uva da Serra é uma planta quase extinta no Corvo, devido ao facto de outras plantas que não são da ilha, como a Hortensia (muito presente em todo o arquipélago), estarem a diminuir a área de distribução das especies endémicas que precisam de zonas de crescimento com características particulares.


A surpresa chegou-nos quando nas pequenas ribeiras do interior do Caldeirão descobrimos várias plantas com muitos frutos maduros e também muitos outros em processo de maturação, que serão apanhados em meados de Setembro.

O fruto desta planta, caracterizado pelo seu sabor doce e cor preta ajudará a aumentar a diversidade na Reserva Biológica de Altitude. Nesta reserva serão plantadas Uvas da Serra, Urze, Sanguinho e Cedro do mato.

3 comentários:

  1. No processo de extracção de semente é necessário picar com uma varinha mágica para decantar e filtrar as sementes. Só o sumo proveniente deste processo é refrescante e saboroso.
    Antigamente e em outras ilhas esta espécie era utilizada para fazer marmelada, doce, vinho e aguardente.
    Estamos a perder a espécie e as tradições. O projecto confeccionou recentemente um licor com o sumo proveniente deste processo e ficou delicioso...

    ResponderEliminar
  2. Este Carlos e os licores... :D Muito fixe essa uva toda. É tempo de vindima!
    Quim T

    ResponderEliminar