quarta-feira, 24 de março de 2010

Primavera chegou ao Ilhéu

PRIMAVERA CHEGOU


1º Cagarro fotografado no ilhéu em 2010

Março, a Primavera chegou, embora com muitos vestígios do rigoroso Inverno. E com ela chegam também as andorinhas, que no caso dos Açores, são os Cagarros (Calonetris diomedea borealis) para mais uma época de reprodução.

Entre Janeiro e Março de 2010 foram instalados no ilhéu 150 ninhos artificiais para Frulho (Puffinus assimilis), de Paínho (Oceanodroma castro) e de Cagarro (Calonetris diomedea borealis).

Ninho artificial de Cagarro

Foi efectuada uma monitorização nocturna aos ninhos e já se conseguem ouvir o canto dos cagarros que invadem o ilhéu e o fazem encher de vida com as silhuetas nocturnas em voo à procura dos seus ninhos. Esta última monitorização decorreu no passado fim-de-semana e verificou-se que 44% dos ninhos de cagarros já mostravam indícios de ocupação de um total de 199 ninhos prospectados. No qual, um dos casais já mirava uma das novas “habitações de custos controlados”. Nome sugerido pelos voluntários que ajudaram a contabilizar os ninhos no ilhéu.
Durante este mês iniciamos o controlo de vegetação exótica, libertando o espaço ocupado por esta para a nidificação de cagarros para mais tarde ser replantado por plantas endémicas. Mas devido ao mau tempo e à ondulação forte não tem sido possível adiantar os trabalhos de erradicação. Em simultâneo, as plantas nativas estão a ser produzidas nos viveiros da SPEA através do projecto LIFE+ “Laurissilva Sustentável”. Já germinaram aproximadamente 2500 plantas para restabelecer a vegetação endémica do ilhéu de Vila Franca do Campo.

Algumas acções de sensibilização têm sido feitas aos alunos do quarto ano de 4 das escolas primárias do Concelho de Vila Franca do Campo para desmitificar o famoso “penteado do ilhéu” e divulgar as aves marinhas que ali ocorrem. Participaram nestas acções um total de 68 alunos, os quais demonstraram bastante interesse pelo projecto. Estas acções foram organizadas pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.


Acção de sensibilização em Vila Franca do Campo (foto: Ana Borges)

Sem comentários:

Enviar um comentário