segunda-feira, 1 de março de 2010

Gatos, sardinhas e noites em branco...

As gateiras chegaram! Na semana passada pudemos finalmente iniciar a armadilhagem dos gatos assilvestrados. Durante 4 dias consecutivos, as armadilhas são colocadas em diferentes locais da periferia da vila do Corvo, onde é habitual circularem gatos selvagens. Deixa-se um isco para atrair os gatos, neste caso sardinha em lata (um pitéu!) e espera-se ansiosamente pela primeira ronda às gateiras, quando podemos verificar se apanhámos algum animal.


As rondas são feitas de 4 em 4 horas, para evitar que os gatos permaneçam muito tempo dentro das armadilhas, sujeitos ao frio, chuva e vento, o que significa que temos feito algumas noitadas para acordar às 4h da manhã, mas lá diz o ditado 'quem corre por gosto, não cansa'.

A noite de estreia não podia ter corrido melhor, apanhámos logo 2 gatos! Transportámo-los para a clínica veterinária, onde permaneceram em ambiente tranquilo e bem mais quente do que no frio gélido das últimas noites aqui no Corvo.


No dia seguinte, os gatos foram anestesiados, castrados e identificados com microchip, registando-se também alguns dados relevantes como o sexo, idade, cor, marcas particulares e estado geral de saúde. Durante a anestesia, fez-se o corte da ponta da orelha esquerda, de modo a distinguir os gatos que já estão castrados dos que não estão, tornando mais fácil a tarefa de soltar gatos recapturados e evitando que estes passem por mais momentos stressantes.


Depois de recuperarem a consciência e estarem bem acordados, os gatos foram libertados no mesmo local em que tinham sido capturados, regressando ao estado selvagem.

Ao fim de 4 noites de capturas, conseguimos castrar um total de 5 gatos adultos, todos do sexo masculino. Esta semana passamos a colocar as armadilhas noutros locais a maior altitude, onde se concentram muitos palheiros dos produtores de pecuária do Corvo, e vamos torcer para que o trabalho continue a ter sucesso!

Não podemos deixar de agradecer aos nossos amigos Tiago e Nuno, pelo esforço que têm feito para nos ajudar a colocar as gateiras e nas rondas nocturnas... obrigado pela companhia!

Entretanto, o número de gatos domésticos já esterilizados chegou aos 43 animais (cerca de 2/3 fêmeas e 1/3 machos) e continua sempre a subir, a pouco e pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário