quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Procura-se endémicas...


A Vidália Azorina vidalii e a Uva-da-serra Vaccinium cylindraceum são duas plantas endémicas e muito simbólicas das ilhas açoreanas.
A primeira é rara nos Açores e de distribuição comum na ilha do Corvo (A. vidalii). A segunda é comum nos Açores e com distribuição mais rara na ilha do Corvo (V. cylindraceum).
Ontem, dia 24 de Fevereiro a equipa do Projecto LIFE+ "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" desenvolveu algumas actividades com estas duas plantas endémicas.
Com a Uva-da-serra, procuramos uma pequena população que tenha características e condições para se retirar algumas amostras (semente e estaca) para recolonizar a Reserva Biológia de Altitude do Projecto que se encontra desprovido de vegetação endémica lenhosa. As buscas foram efectuadas na vertente Nordeste da ilha. Não foi encontrado nenhuma população desta espécie. Até agora, os indivíduos de uva-da-serra encontrados são indivíduos de reduzido tamanho e que estão isolados e que não apresentam as características desejadas. Para além do frio que se tem feito sentir na ilha, novas prospecções serão efectuadas para tentar encontrar a endémica desejada :)

Reserva biológica de altitude

A Vidália, planta simbólica da ilha dos Açores foi efectuada uma acção de replantação com o intuito de salvar alguns exemplares que irão ser destruídos com as obras de ampliação do aeroporto da ilha do Corvo. A acção de plantação teve a participação dos alunos e professores da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira.
Foram replantadas aproximadamente 30 exemplares desta espécie na Reserva Biológica do projecto, inserido na área do Parque Natural da Ilha do Corvo e Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo. Acções semelhantes serão desenvolvidas de forma a recuperar mais exemplares desta espécie.

Alunos a plantar Vidálias

Alunos da Escola Básica Integrada Mouzinho
da Silveira e participantes

Agradecemos a participação e o fantástico dinamismo de todos os alunos, professores, populares da ilha do Corvo e do Director do Parque Natural de Ilha do Corvo.

3 comentários:

  1. O trabalho que tem sido desenvolvido com os alunos da EBI Mouzinho da Silveira tem sido fantástico. A prova é o constante entusiasmo dos mesmos para participar nas actividades em prol do Ambiente. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado pela colaboração.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!
    Boa sorte com o Vaccinium!
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar