domingo, 25 de outubro de 2009

SOS Cagarro resgate e libertação com os alunos da escola da Vila

As várias campanhas de divulgação do projecto SOS Cagarro que tinham sido feitas quer aos alunos da escola da vila como à restante população na Santa Casa da Misericórdia estão a dar frutos. A adesão tem sido em massa e a lista de agradecimentos cresce a cada dia que passa. Miúdos e graúdos, todos têm participado nas acções diárias de resgate.

E para mantermos a população envolvida no projecto, na sexta-feira passada, organizámos uma sessão de resgate de cagarros com os alunos da escola da vila. No total tivemos uma adesão de 15 crianças e 7 adultos. Todos muito entusiasmados e prontos para percorrer todas as ruas e cantos da vila no intuito de salvar os nossos amigos juvenis de cagarro. Passada toda a vila a pente fino, os 3 grupos que tínhamos formado inicialmente voltaram a reunir-se no centro da vila para fazer a contagem de cagarros que tínhamos resgatado. Com toda a gente um pouco cansada (se bem que os mais pequenos nunca se cansam) estava na hora do recolher e de deixar a promessa de no dia seguinte irmos fazer a libertação todos em conjunto.

Sábado de manhã lá iniciámos o nosso dia, comonos espera serem todos os dias do próximo mês, com a marcação de todos os cagarros capturados. À uma da tarde, tal como tinha ficado combinado com a miudagem no dia anterior, pegámos nos cagarros que tínhamos resgatado e metemo-nos a caminho do Porto da Casa. O tempo estava bom. Sem chuva e ventos fortes, estava ideal para uma pequena aula de anilhagem e marcação de aves. Marcámos todos os 49 cagarros e um a um lá os tirámos das caixas para os meter no paradão do porto, sítio que parece ser a pista perfeita para a descolagem dos juvenis.

A euforia era geral a cada cagarro que abria as asas e se fazia ao mar. E com o voo do último cagarro lá nos despedimos de todas as crianças que prontamente nos fizeram saber o seu interesse em participar nas acções de resgate regularmente. Já temos mesmo uma verdadeira equipa de pequenos grandes resgatadores de cagarros.

O telefone não pára e as entregas de cagarros aqui em casa também não. Já ultrapassámos largamente a centena de cagarros resgatados e marcados aqui na vila.

Nuno

1 comentário: