segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cá estamos...

Normalmente, são os pequenos pormenores que nos escapam, sendo que só o olho mais atento os vê. É a acumulação desses pequenos pormenores que gera alterações, essas sim perceptíveis e com impacto a longo prazo, que o digam as nossas mini-urzes. À primeira vista difíceis de ver, mas o olhar mais atento revela dezenas de urzes a germinar:) Vitória!
O Inverno Corvino apesar de se sentir em força e às vezes dificultar o trabalho de campo, não tem impedido a monitorização dos salgueiros, a realização dos transectos para os gatos e o teste das caixas de raticida.
Instalámos uma câmara de modo a recolher imagens dos roedores que são atraídos pelo isco (mais uma vez a manteiga de amendoim) e perceber se de facto, conseguem entrar facilmente na caixa, e quais as espécies que lá ocorrem.
Os vídeos serão futuramente publicados.
E como muitas vezes o tempo nos "obriga" a ficar em casa, o trabalho no computador tem evoluído bastante, sendo que a maioria dos materiais para divulgação do projecto estão quase concluídos.
Outra novidade por terras corvinas, e que nos deixou muito satisfeitos, foi o início da construção de um aterro para substituição da antiga lixeira. São boas noticias:)
Paralelamente, e aproveitando as máquinas que estão a trabalhar na lixeira, já se iniciou a construção daquilo que será a zona teste para os gatos e ratos, que nos permitirá, por um lado, testar a resistência da estrutura aos ventos fortes, e claro, se é efectiva em impedir que os gatos e ratos entrem, neste caso saiam, já que a rede será instalada ao contrário e os ratos e gatos colocados lá dentro. Assim se não conseguirem sair, é porque não conseguirão entrar, futuramente quando a vedação para a reserva for instalada. Quanto a isto, mais novidades surgirão.
Afinal o primeiro ano do projecto está quase a terminar e a família LIFE in Corvo está quase a partir para as afamadas festividades que se avizinham. Claro que até lá, ainda há um congresso, um curso de sistemas de informação geográfica, material para preparar para trazer em Janeiro, etc etc...
E por cá já se ouve a chuva outra vez.
Um bem haja...!

Sem comentários:

Enviar um comentário