sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trabalho na ilha vizinha


Desta vez queríamos aproveitar para informar os nossos estimados seguidores do ponto de situação do projecto "Monitorização da Avifauna nos Aeroportos" que a SPEA está a desenvolver na ilha vizinha das Flores. Este projecto, em parceria com a ANA, foi iniciado em 2007, ano em que se realizou a monitorização dos aeroportos de João Paulo II em São Miguel e do aeroporto de Santa Maria. Em Julho deste ano começou-se o trabalho nos aeroportos do Faial e as Flores, concluindo assim o estudo em todos os aeroportos da ANA no Arquipélago. Os objectivos de estudo são identificar as espécies ocorrentes, determinar as suas dinâmicas populacionais e descrever as zonas do aeroporto mais utilizadas.


A última visita ao aeroporto das Flores foi realizada a semana passada, e com esta são já são 5 o total de monitorizações mensais concluídas. Como resultado foi já elaborado o primeiro relatório intercalar com os resultados preliminares do projecto. Em cada visita são realizados censos das aves presentes no aeroporto ao longo do dia, a partir dos dois postos de observação seleccionados no inicio do trabalho. Tive que aproveitar o bom tempo do fim-de-semana para conseguir realizar os censos sem interrupções, já que a chuva e o vento forte alteram os comportamento naturais das aves.


Tinha tudo planeado para voltar ao Corvo no Ariel na Terça Feira, aproveitando uma das duas viagens semanais que o Ariel faz no horário de Inverno. Mais uma vez o trabalho correu bem e os censos foram realizados segundo as expectativas. No entanto, no dia da minha volta fiquei presa no aeroporto até a hora de fecho do aeroporto. Perdí portanto o barco, já que a visita oficial do Governo à ilha das Flores ocupou todo o tempo da minha boleia nas inaugurações oficias que estavam programadas para esse dia. Tive a esperança de poder voltar no dia seguinte mas até dessa vez o tráfego aéreo foi cancelado pela causa do tempo. Por fim na Segunda Feira cheguei ao Corvo e como sempre a Ana, o Nuno e o Pedro, tinham cá o trabalho todo controlado.

Bom fim-de-semana e até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário