sábado, 14 de novembro de 2009

Demos os primeiro passos na campanha para a castração dos gatos domésticos da Ilha!

No passado Sábado demos início a mais uma acção do Projecto Life+Corvo. Pois eu sei, podia ter sido engano mas não, foi mesmo Sábado. Talvez pudéssemos estar a descansar, mas para o pessoal do projecto Life+Corvo o termo fim de semana não existe. Assim, foi mesmo no passado Sábado que decidimos dar início, prático, à acção de castração dos gatos da Ilha.

A primeira fase desta acção consiste em, porta-a-porta, perguntar e persuadir os Corvinos que possuam gatos a esteriliza-los. Claro que sendo uma acção do projecto, todo a cirurgia é suportada pelo mesmo. Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dúvidas em tirar ao seu querido gatinho a possibilidade de perpetuar a sua descendência. No entanto, posso confirmar que os primeiros inquéritos correram muito bem. Das 8 pessoas que entrevistámos, apenas uma renunciou à castração do seu gato, por ser muito jovem. Mas ficou em aberto a possibilidade da castração futura, quando o gato atingir idade suficiente e o dono tiver pensado melhor na possibilidade. Ao todo já temos 14 castrações marcadas para Janeiro.

Resta-me agradecer o apoio da Sandra Mealha, veterinária da Vila, que nos acompanhou e realizou a difícil tarefa de persuadir as pessoas mais resistentes a aceitar castrar os seus gatos.

7 comentários:

  1. Boas
    E quanto aos gatos "vadios" ou "selvagens"?

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  2. Quais as razões para essas castrações?

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Respondendo às duas perguntas:
    As castrações têm o objectivo de controlar a reprodução descontrolada dos gatos na Ilha do Corvo. Tendo em conta que a maioria dos gatos domésticos da Vila não estão impedidos de sair à rua, esta acção prevê impedir a reprodução com outros gatos, domésticos e/ou assilvestrados (vadios), e assim impedir o aumento do número de gatos assilvestrados.

    A acção de castração dos gatos vadios ou selvagens está prevista ter início em Fevereiro. As duas acções decorrerão mais ou menos em simultâneo.

    Obrigado pelos vossos comentários

    ResponderEliminar
  4. Este assunto dá uma boa discussão.
    Nnão há outro metodo de controlo dos gatos assilvestrados, sem ser a castração dos gatos domésticos? Por exemplo a castração dos gatos assilvestrados e uma campanha de sensibilização para a população não abandonar os gatos indesejados. Nos meus fracos conhecimentos da matéria, não vejo os gatos domésticos nem os gatos assilvestrados que residem na vila como perigo para as colonias de aves.

    ResponderEliminar
  5. O problema não está apenas no facto de algumas pessoas abandonarem os seus gatos, mas também no facto de a grande maioria dos gatos domésticos passarem grande parte do seu dia em incursões fora da casa dos seus donos.

    A castração dos gatos assilvestrados, é uma acção que vai decorrer praticamente em simultâneo com a castração dos gatos domésticos.

    Para responder à dúvida do impacto que os gatos têm sobre colonias de aves, deixo-lhe o seguinte link:
    www.africanbirdclub.org/countries/ascension/conservation.hatml

    ResponderEliminar
  6. Outro link de interesse para esta problemática pode ser:

    http://www.ingentaconnect.com/content/bsc/ibi/2008/00000150/A00101s1/art00011;jsessionid=2t8b1p0k0h35u.alexandra

    o link correcto sugerido pelo meu colega é:
    http://www.africanbirdclub.org/countries/Ascension/conservation.html

    ResponderEliminar
  7. Só tenho pena de ter sido eu a suportar a castração dos meus felinos... O Projecto ainda não existia...

    ResponderEliminar