sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pequenas e verdes

Contrariando as forças da gravidade e gastando todas as suas reservas energéticas, pequenos pontos verdes têm emergindo de uma superfície estéril, impondo-se a vingar e a desenvolver num meio para onde a "Sorte" as levou.
Desde o início do ano, estes pequenos pontos verdes têm surgido, um aqui e um ali, originando um contraste de cores e de vida, cobrindo o castanho substrato da nossa mini-estufa... até que melhores condições lhes sejam favorecidas.

A estufa definitiva de maiores dimensões e a ser instalada na Escola do Corvo ainda não chegou. Encontra-se em trânsito na ilha das Flores. As condições de mar não têm permitido o seu transporte bem como de toda a mercadoria que abastece a ilha.
Estas pequenas plantas irão crescer num meio controlado e quando atingirem as dimensões aconselhadas para a espécie, serão tranplantadas para a nossa Reserva Biológica. Esperamos que muitas delas tenham a sorte de serem transplantadas, visto que uma pequena parte perecerá, fruto do processo de selecção e de adaptação de cada espécie. Até agora germinaram 230 faias Myrica faya e mais de uma milena de Urzes Erica azorica. Esperamos que os folhados e os cedros sigam o mesmo caminho e contribuam para a diversidade floristica do nosso pequeno viveiro.

Urze - (Erica azorica)

Faia (Myrica faya)

2 comentários:

  1. Bom , vou comentar o meu próprio post neste Blog e anunciar que também estamos a multiplicar faias e urzes para plantar no Ilhéu da Vila. As urzes e faias que germinaram em canteiro no Viveiro da SPEA em S. Miguel já se contabilizam em 1171 e 1326, respectivamente. Esperemos que seja este o número de plantas a ser usados para plantar o ilhéu.

    ResponderEliminar
  2. Yeahh! Já começava a duvidar que as Faias se tinham safado aos temporais!
    Ainda bem:)
    Beijinhos e continuação de bom trabalho!
    Ana H.

    ResponderEliminar